(61) 3028-0056
(61) 99100-2100



Uso de óleo Diesel em Grupos Geradores

biodiesel01[1]A mistura de biodiesel ao diesel mineral, que dá origem ao diesel “B”, hoje de uso obrigatório em todo o país, proporciona uma maior precipitação de água e formação de borras no combustível. A utilização do diesel “B” sem os devidos cuidados poderá ocasionar falhas, independente do tipo de injeção dos motores, bem como perda de potência, podendo inclusive em casos mais graves ocasionar a perda do equipamento.

O enxofre presente naturalmente no diesel age como um biocida natural, contribuindo para inibir a formação de micro-organismos que se desenvolvem principalmente pela presença do biodiesel.

A obrigação da mudança de quantidade de enxofre presente no diesel, é estabelecida por lei, que a partir de 01.03.2012 passou de 1800 para 500 ppm (partícula por milhão).

Atualmente é comercializado o diesel S50 e S10 (50 e 10 ppm de enxofre), reduzindo ainda mais a presença de enxofre contido no combustível e dessa forma reduziu o poder biocida natural a qual o diesel possuía.

Tanto o diesel S50 quanto o diesel S10 tendem a não se manterem 100% íntegros por mais de um mês quando armazenados em tanques de combustível. Ao se deteriorar o diesel passa a atacar os componentes de injeção aos quais ele mantém contato.

Mesmo fazendo-se uso de um diesel com maior quantidade de enxofre (S1800), recomenda-se que o combustível seja renovado mensalmente, podendo ser consumido pelo grupo gerador. Já que grupos geradores tem seu funcionamento apenas em situações de EMERGÊNCIA, ou outras aplicações específicas, deve o diesel ser substituído ou consumido em testes periódicos e outras aplicações.

Não há restrição de utilização ao diesel S50 e S10 para aplicações em grupos geradores onde o produto armazenado no tanque de combustível deverá será consumido em pelo menos um mês. A redução de enxofre no diesel nacional se dá como uma forma de reduzir os índices de poluição gerados pela queima de diesel, reduzindo-se assim o impacto e os danos causados ao meio ambiente.

O uso de diesel tratado com produtos otimizadores (tecnologia em aditivos para tratamento de óleo diesel, evitando a contaminação de umidade por condensação e outras impurezas) aumenta a durabilidade do combustível por até 6 meses.

 
Fonte: Consultoria Mecânica MVE MegaVolt